top of page
Cute Notebooks

RABISCOS

Meu mundo

Início: Bem-vindo
Laptop On Tray

RABISCOS DA MARI

Este é o novo site do meu projecto.
Será aqui que continuarei a partilhar os meus textos, sobre qualquer ideia maluca que apareça pela minha cabeça. Espero que os próximos tempos sejam recheados de paixão e de muita inspiração.
Estou à espera das vossas partilhas, dos vossos comentários e opiniões.

Saiba mais
Início: Sobre mim
Início: Blog2

VAMOS CONVERSAR

  • facebook
Início: Entre em contato

Soldados da paz - Bombeiros

  • Mariana Carvalhais Araújo
  • 31 de jul. de 2020
  • 3 min de leitura

Não tenho escrito nada, essa é a realidade. Mas existem assuntos que me dão um nó no estômago, tal como este.


Ontem vi uma publicação no facebook, um vídeo de um incêndio ainda a começar, cuja descrição era a seguinte: “Onde andam os bombeiros?” Confesso que quando li isto, escrevi e apaguei no mínimo 20 vezes, porque apesar de querer responder à publicação, nem sequer sabia ao certo o que dizer. Devia ter reagido, mas acho que não tive capacidade intelectual para responder a tamanha falta de noção.


Provavelmente os bombeiros ainda não tinham chegado, porque entre COVID-19 e entre vários incêndios a decorrer, não têm mãos a medir.


Vivemos uma nova realidade, atravessamos uma pandemia e uma crise no país e no mundo e mesmo assim não conseguimos ser melhores pessoas. Não conseguimos ser compreensivos, não conseguimos parar de ser cruéis e mesquinhos.


Os Bombeiros são Mulheres e Homens, como eu e tu que estás a ler isto.

Têm família.

Têm amigos.

Têm sentimentos.

Erram e acertam, como eu e tu.

Falham e voltam a tentar, vezes sem conta, como eu e tu.

Muitas das vezes não têm sequer as melhores condições para executar o seu trabalho, mas mesmo assim e apesar de todas as adversidades, não desistem, como eu e tu.

Têm medo, mas não recuam.


E o que é que nós, que estamos de fora fazemos? Criticamos! Criticamos pessoas que arriscam as suas próprias vidas, pelo bem dos outros. Pelas casas dos outros. Pelos bens dos outros. Criticamos e julgamos, sem sabermos e sem perguntarmos.


Vemos ao longe o fumo, às vezes até conseguimos ver as chamas a devastar o que de mais bonito existe no nosso país, e muitas vezes tiramos fotos e temos medo. Medo que chegue até nós, até às nossas coisas, queremos e desejamos muito que o incêndio se apague, mas, e eles? Eles que sentem o calor de perto, que muitas vezes se vêm rodeados de chamas, que passam horas e horas, sem saber o que será o dia seguinte? É bonito batermos palmas e apoiarmos os Bombeiros, mas é imprescindível que percebamos que eles são de carne e osso. Sabermos que apesar de serem heróis, são humanos e que em cada passo que dão, estão pura e simplesmente a tentar dar o seu melhor, para me ajudar a mim, a ti, e a outras não sei quantas pessoas que nem sequer conhecem. Alias, é importante que entendamos que eles estão a arriscar as vidas, por pessoas que não lhes são nada e que muitas vezes ainda os criticam.


São tantas as vezes que oiço as pessoas a dizer que os Bombeiros podiam ter chegado mais rápido e que podiam ter feito de uma forma diferente as coisas, mas o que sabemos nós que estamos sentados à sombra, confortáveis nas nossas casas e muitas vezes longe de onde tudo acontece? Tenho a certeza que às vezes, se não podemos apoiar ou incentivar, mais vale ficarmos calados.


É isto, só quero que todos pensemos melhor, antes de criticarmos pessoas que nos defendem e que defendem aquilo que é nosso. Que nos protegem e se arriscam para isso.

Pensem nos inúmeros Bombeiros, que infelizmente já morreram no combate às chamas e lembrem-se que muito possivelmente para alguém ainda ter uma casa, outro alguém perdeu um filho, uma mãe, um irmão, uma tia, um BOMBEIRO!


Pensem que por trás dos fatos vermelhos, dos equipamentos e da coragem, está um ser Humano, cheio de vontade de voltar para casa, para os braços das família, mas pronto para dar tudo, inclusive a vida, por nós!

ree

 
 
 

Comentários


Categorias
Este álbum estará disponível em breve!
Início: Video

©2019 por Rabiscos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page